O verão é a estação mais esperada do ano. Seja pelas férias na praia ou pelos passeios ao ar livre, há sempre alguém animado com a sua chegada!

Com o verão, as altas temperaturas também chegam para ficar, e com elas a agressão dos raios UV na pele se intensifica. É nesse momento que são necessários cuidados especiais. Além do protetor solar, que já deve estar no ritual de beleza o ano inteiro, como você faz para cuidar da pele no verão?

Neste artigo listamos 6 dicas que vão lhe ajudar nessa missão. Confira!

1. Use sempre protetor solar

Essa dica tinha que estar mesmo no topo da lista. Aplicar o protetor solar é fundamental, e reaplicá-lo a cada duas horas nas áreas do corpo que ficam expostas ao sol também.

Opte por um FPS de pelo menos 30 para uso diário e 50 em casos de exposição prolongada. Após um dia de praia ou piscina, considere utilizar uma loção pós-sol para refrescar e manter a pele hidratada.

2. Cuide bem da sua alimentação

Se puder, evite alimentos muito condimentados e bebidas alcoólicas em excesso nessa época do ano, pois eles aumentam a vasodilatação e facilitam a sudorese, tornando a pele mais oleosa.

Cuide-se, optando por alimentos ricos em vitamina A e/ou carotenóides, como cenoura, espinafre, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Além de deixarem a pele bronzeada por mais tempo, esses alimentos protegem do câncer e auxiliam na hidratação.

3. Tome banho de água doce

Assim que sair da praia ou da piscina, procure tomar uma banho de água doce, se possível fria. Ela ajuda a retirar os resíduos de sal, areia e cloro, que tendem a ressecar a pele. Em casa, evite os banhos quentes, pois a temperatura mais elevada retira a proteção natural da pele.

4. Mantenha as áreas de dobras do corpo secas

O suor e a umidade aumentam as chances de se contrair micoses nessa época. Como forma de prevenção, mantenha as áreas de dobras do corpo (entre os dedos e a virilha) bem secas. Se possível, prefira chinelos e sandálias a sapatos, para que os pés possam respirar, e evite o uso de calças jeans ou roupas com o tecido mais grosso.

5. Mantenha a hidratação de dentro pra fora

Tomar bastante água é sempre bom, mas no verão esse cuidado é essencial. Beba de dois a três litros de água por dia para manter os órgãos funcionando corretamente e para diminuir as chances de ressecamento da pele.

Quantos aos produtos hidratantes, existe um tipo adequado para cada pele. Para as mais secas, creme. Já para as oleosas e mistas, gel ou loção. Por fim, para as peles normais, qualquer tipo de consistência. A única sugestão é que contenham vitamina E, óleo de amêndoas, silicone ou extratos de calêndula e camomila, que retêm a água na pele por mais tempo.

6. Tenha um cuidado especial com a pele do rosto

Procure fazer uma limpeza de pele diariamente, optando por um sabonete adequado à sua pele  — os sabonetes à base de ácido salicílico, por exemplo só devem ser usado sob prescrição médica. Esse tipo de sabonete reduz a produção de oleosidade da pele sem desidratá-la, mantendo-a mate por mais tempo. Em seguida, complete o tratamento com um tônico facial.

O que achou dessas dicas? Esperamos que você esteja pronto para curtir e cuidar da pele no verão! Se quiser ficar por dentro de outros conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook!

Share This