Trabalhar como corretor é uma tarefa desafiadora e, ao mesmo tempo, estimulante. As possibilidades de crescimento são grandes para aqueles que se dedicam e buscam aperfeiçoar os seus conhecimentos. No entanto, saber escolher a corretora de seguros adequada é um dos primeiros passos rumo ao sucesso profissional.

Afinal, é importante encontrar uma empresa que valorize você e dê condições de aprendizado. Muito mais do que uma simples relação comercial, é fundamental ter uma parceria que precisa de uma atuação correta das suas partes para garantir bons resultados.

Pensando nisso, neste artigo, mostramos a importância de escolher uma boa corretora de seguros e os problemas evitados ao tomar a decisão correta. Além disso, separamos 7 dicas infalíveis para que você possa fazer a sua escolha. Acompanhe!

Entenda a importância de escolher uma boa corretora de seguros

Entre as dezenas de milhares de empresas de corretagem existentes no mercado, podemos apontar os 3 tipos principais:

  • corretoras familiares;
  • grandes corretoras;
  • profissionais autônomos.

Embora a grande maioria dos corretores comece a carreira como autônomos, chega um momento em que é preciso escolher uma corretora de seguros parceira, que ofereça suporte para o seu crescimento.

Veja os problemas que são evitados ao fazer a opção correta

Ao optar por uma organização familiar, na maioria das vezes, você contará com o apoio necessário. No entanto, como em todo negócio constituído por parentes, corre o risco de haver falta de profissionalismo (pessoas que exercem funções importantes porque são designadas por familiares) e brigas internas, que podem comprometer o trabalho ou dissolver a empresa.

Portanto, a melhor opção fica pela escolha de uma corretora profissional e experiente — e que conte com departamentos exclusivos para cada tipo de operação. Mas, como você deve imaginar, nem todas são iguais. Por isso, daremos 7 dicas para ajudá-lo nessa escolha.

Conheça 7 dicas para escolher a corretora de seguros certa para você

1. Observe o suporte ao corretor

O corretor de seguros é uma das peças mais importantes na relação entre o cliente e a corretora, já que é o mediador dessa relação. Sendo assim, uma empresa que não oferece um bom suporte e atenção aos seus parceiros não é um ambiente de trabalho adequado.

O sucesso de um corretor depende diretamente da sua comunicação e relação com a corretora, porque, se ele não conseguir ajudar os seus clientes e intermediar com qualidade essa conversa, começará a perder espaço no mercado.

Portanto, fique atento ao tipo de suporte que a corretora de seguros oferece aos seus representantes. Caso perceba falhas na comunicação e na assessoria — em caso de dúvidas e problemas —, é um indício de que deve procurar outra empresa.

2. Escolha uma corretora de seguros que valorize seus funcionários

Valorizar a sua equipe de trabalho é essencial dentro do universo empresarial. Por isso, procure uma companhia que reconhece a importância dos seus parceiros e funcionários e prevê formas de demonstrar o quanto seu sucesso depende deles.

Não existe nada mais desmotivador do que se empenhar e contribuir com o êxito de um negócio e não receber qualquer agradecimento ou reconhecimento. Assim, para fazer a escolha certa, avalie com critério se a corretora escolhida valoriza tanto os seus corretores quantos os seus funcionários.

3. Pesquise a quantidade de clientes da corretora

Se você encontrar uma empresa com uma boa clientela, é sinal de que ela é bem-vista no mercado e se preocupa com a satisfação dos seus clientes. De outro modo, em uma organização com poucos contratos e corretores, percebe-se um forte indício de que algo não vai bem.

Obviamente, existem instituições que possuem poucos contratos, porque iniciaram suas atividades recentemente. Porém, de modo geral, dê preferência àquelas que já estão consolidadas e dispõem de uma boa carteira de clientes. Assim, evita perda de tempo e corre menos riscos.

4. Atente-se ao atendimento ao cliente

Como dissemos, o sucesso de um corretor, muitas vezes, está associado à maneira como a seguradora (ou administradora) que ele comercializa trata seus clientes. Dessa forma, é importante se atentar em como é o atendimento ao público da empresa e como ele a avalia.

Se você se unir a uma corretora que não se importa com essa questão, seus esforços e empenhos para vender mais e tornar-se um corretor melhor serão em vão, pois sua clientela não receberá um bom tratamento da seguradora. Portanto, fique atento a isso!

5. Avalie o apoio administrativo e logístico

Preparar a documentação do segurado é uma tarefa que requer alguns cuidados. De fato, é preciso fazer uma análise de risco e outros elementos adicionais para fechamento do contrato.

Contar com o apoio administrativo e logístico da corretora de seguros facilita esse processo e reduz as demandas burocráticas, que antes eram de responsabilidade exclusiva do corretor. Assim, você conseguirá se dedicar a atividades que realmente trazem retorno — sobretudo à venda e à prospecção de novos clientes.

6. Analise o apoio de marketing oferecido pela corretora

Sem dúvidas, o marketing de relacionamento é uma estratégia que traz bons resultados para corretores que sabem criar laços com seus clientes. Por meio do networking, o corretor pode conseguir diversas indicações e referências. Além disso, muitas novas vendas são feitas para clientes antigos que já confiam no profissional.

No entanto, é importante considerar que vivemos em uma época na qual as pessoas fazem muitas buscas pela internet, antes de tomar uma decisão. Nesse contexto, a indicação de um amigo ou a palavra do corretor pode não ser o suficiente para a contratação de um seguro — talvez o cliente se sinta mais confiante ao fazer pesquisas para apoiar sua escolha.

Contar com o suporte de uma corretora de seguros na geração de conteúdos online pode trazer maior credibilidade ao seu trabalho e reforçar as suas abordagens de vendas. Assim, antes de escolher uma empresa, analise o apoio de marketing que ela oferece.

7. Pondere os benefícios financeiros

Por fim, lembre-se que seu trabalho como corretor precisa ser recompensado financeiramente. Afinal, não faz sentido você sair de casa todos os dias em busca de novas oportunidades, se não houver uma boa recompensa, não é mesmo? Assim, pondere quais empresas oferecem benefícios financeiros que atendam as suas expectativas.

Agora, que você já sabe como escolher a corretora de seguros ideal para unir esforços, basta manter-se empenhado em se tornar um profissional melhor e destacado no mercado. Unindo suas qualidades a uma boa corporação, você conquistará seus objetivos.

Gostou desse conteúdo? Então, entre em contato conosco para conhecer outros motivos práticos que o levarão a tomar uma boa decisão!

Share This