Para aqueles que atuam na área de vendas, parece que as boas notícias finalmente chegaram: a economia brasileira finalmente voltará a crescer. Quem garante isso é o próprio FMI (Fundo Monetário Internacional), que prevê um aumento do PIB (Produto Interno Bruto) do país de 0,3% ainda este ano, e um incremento de 1,3% em 2018. Para qualquer vendedor, isso significa mais resultados!

Acontece que, embora seja possível aumentar as expectativas, o fato é que é preciso se preparar para conquistar a sua fatia de mercado. O primeiro passo é realizar uma boa segmentação dos consumidores, além de pensar em estratégias para atrair novos clientes para fecharem negócios com você. Quer descobrir como fazer isso? Então confira nossas dicas de hoje!

1. Realize uma análise do perfil de clientes

Em primeiro lugar, é fundamental que você abra a sua carteira de clientes atuais e procure fazer uma avaliação. Essa é a base que permitirá compreender com mais precisão qual é o perfil de consumidor que procura pelos serviços que você presta.

Nessa análise, procure identificar pontos em comum entre aquelas pessoas que já fazem negócios com você. Com isso, você pode amadurecer a sua percepção em relação ao público em que realmente deve focar na hora de procurar novos clientes, o que certamente vai melhorar suas ações de marketing e de vendas.

2. Defina um público-alvo

Agora que já fez a análise da sua carteira atual de clientes, fica muito mais fácil identificar qual é o público-alvo que você deve abordar. Com isso, além de realizar a segmentação, você certamente aumentará muito as suas chances de atrair novos clientes.

Nesse sentido, você deve avaliar uma série de pontos importantes, que vão desde o perfil econômico da clientela desejada, até questões mais específicas, como a idade, o gênero, entre outros. Com isso, as chances de conversão aumentarão significativamente.

3. Invista no marketing digital

Não é mais difícil transmitir a sua mensagem especificamente para o seu público-alvo. Agora você pode contar com estratégias na área de maketing digital. O melhor de tudo é que esse tipo de estratégia costuma apresentar baixos custos para o investimento, apesar de ter um excelente ROI (Return On Investiment).

Como destaques, podemos mencionar as redes sociais, os links patrocinados e a realização do marketing de conteúdo, como produção de materiais para blogs, por exemplo. Com isso, você chama a atenção de novos clientes, que passarão a encarar a sua empresa como uma referência.

4. Conte com o suporte da tecnologia

Para concluir o nosso conteúdo, não poderíamos esquecer do auxílio da tecnologia em todo esse processo, principalmente quando consideramos a segmentação. Um CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, pode ajudá-lo a administrar as informações da clientela da melhor maneira possível.

Além de segmentar, os sistemas também ajudam você a atrair novos clientes, pois poderá acompanhar cada consumidor em estágios específicos do funil de vendas. Com isso, é possível saber precisamente qual é a estratégia específica que deverá ser usada caso a caso.

Gostou do nosso post de hoje? Então, que tal nos acompanhar no FacebookInstagram e LinkedIn para ficar por dentro de muito mais? Nos siga lá!

Share This