Em momentos de crise, muitas pessoas conseguem enxergar a oportunidade de se reinventar, e há aqueles que encontram na corretagem uma forma de tornar-se autônomo. Mas ser um corretor de sucesso vai muito além do que se pensa.

Algumas pessoas acabam partindo para essa profissão por acreditarem que não é necessário ter formação nenhuma para exercê-la. Assim, pensam que ser um bom corretor é sinônimo de ser persuasivo, ter um discurso empolado e saber “enrolar o cliente”, o que não é verdade.

A postura profissional é muito importante para o sucesso de um corretor e, pensando nisso, listamos abaixo algumas dicas capazes de ajudar um corretor a melhorar sua imagem profissional. Continue a leitura e confira!

O perfil do corretor de sucesso

Embora não seja exigida nenhuma formação para ingressar neste mercado, fazer um curso de vendas é fundamental para aprimorar as técnicas para lidar com o cliente. Um bom vendedor jamais falta com a verdade, mas sabe enaltecer as qualidades do seu produto e está sempre pronto para responder todas as dúvidas que surgirem. É essa conduta que deve ser aplicada ao trabalho do corretor.

Além disso, manter-se atualizado, ler e frequentar palestras e eventos relacionados à profissão também contribuem para a imagem do profissional no mercado. Sendo assim, um corretor sincero, pontual, simpático e sempre em busca de novos conhecimentos tem tudo para conquistar o público.

As dicas de postura profissional para o corretor

Demonstre que você sabe do que está falando

Sabe aqueles pontos positivos do produto que está sendo oferecido? Eles devem ser os primeiros a ser expostos para o cliente. Se ele tiver alguma dúvida, esteja sempre pronto a responder ou, pelo menos, buscar a resposta. Jamais retorne um simples “não sei” ou “vou verificar” (e nunca verifica).

Não fuja dos questionamentos do cliente e acredite no produto que você está vendendo, afinal, se nem você mesmo está convencido das vantagens de adquirir o produto que você oferece, por que seu cliente o faria? Sendo assim, nunca falte com a verdade, mas tente sempre passar as informações sob um ângulo positivo.

Utilize as técnicas de negociação com maestria

Você precisa estar aberto a negociar. Sabe aquela história de fazer cursos de aperfeiçoamento em vendas? Pois bem, eles servem para que você saiba o momento exato de negociar com o seu cliente.

Atender a todas as condições que o cliente solicitar nem sempre é possível, mas você também não pode ser inflexível demais. Conhecer as principais técnicas do mercado e como aplicá-las fará com que você encontre o equilíbrio.

Saiba identificar as necessidades do seu cliente

De nada adianta, por exemplo, oferecer um produto com abrangência nacional para quem está em busca de um item de menor valor e raramente sai da cidade em que vive. Pode parecer óbvio, mas existem corretores que se entusiasmam tanto com a ideia de vender produtos mais caros que acabam se esquecendo de um fator muito importante: o perfil do cliente.

Antes de mais nada, tente entender qual o estilo de vida do seu cliente e o que ele está buscando. Partindo daí, use o bom senso e ofereça a ele a solução mais plausível. Ele com certeza vai agradecer você — e indicar para os amigos.

Se você gostou das nossas dicas para tornar-se um corretor de sucesso, compartilhe-as em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam o segredo de uma carreira promissora!

Share This