As redes sociais dominaram a vida das pessoas, até mesmo a maneira de consumo e as relações profissionais. E isso não é à toa. Afinal, são milhares de usuários ativos todos os dias nessas ferramentas, tornando-as excelentes canais para geração de leads.

No Facebook, por exemplo, o último levantamento disponibilizado pelo próprio canal informou que a rede social conseguiu alcançar a marca de 1,86 milhões de usuários ativos por mês. Com tanta gente envolvida, esses canais são a grande oportunidade para corretores de seguros que querem vender mais.

Mas para que haja resultados realmente positivos, é preciso dispor de boas estratégias para geração de leads. Mas afinal, o que é isso? De maneira bem resumida, é uma pessoa que, de alguma forma, tem interesse nos seus produtos ou serviços, ou seja, um potencial cliente.

Isso quer dizer, que, gerar um lead é praticar ações para atrair consumidores interessados no que você oferece, e assim, possivelmente, tornarem-se clientes.

Agora que você já sabe o que consiste um lead, vamos apresentar algumas dicas fundamentais para alcançá-los. Continue a leitura!

Crie uma persona

Você deve ter um público-alvo para quem seus produtos são mais vendidos, certo? Eles contêm características básicas como idade, sexo, renda, profissão etc.

Já para criar uma persona é preciso usar essas informações, mas, além disso, levar em conta outros aspectos como os objetivos, dificuldades e desafios da pessoa. Formando a representação fictícia do seu cliente ideal.

Com essas informações em mãos, você realizará ações mais direcionadas e precisas.

Veja um exemplo de persona:

Marcelo é casado, advogado, mora em São Paulo e tem 50 anos. Tem uma família grande, com 4 filhos. Está procurando um bom plano de saúde e também seguros. Porém, tem dificuldade em encontrar algum serviço que atenda suas necessidades e que seja de confiança. Procura um profissional que possa ajudá-lo nesse sentido, de maneira a encontrar a melhor solução e visando o melhor custo x benefício. 

Escolha as redes sociais para geração de leads

São dezenas de redes sociais disponíveis na internet. E, convenhamos, não dá para fazer um trabalho de qualidade estando presente em todas elas.

Portanto, é preciso definir qual a melhor ferramenta pensando na sua persona. Abaixo, disponibilizamos as principais características de algumas delas:

LinkedIn

Rede social de negócios. Você poderá encontrar parceiros, investidores, empresas, novos clientes e fazer negociações profissionais.

Facebook

É a maior rede social do mundo. É possível criar uma página profissional, sendo um canal de comunicação aberto e informal com seus clientes.

Instagram

Você pode compartilhar vídeos, fotos, utilizar hashtags para promover serviços e ser descoberto por mais usuários e possíveis clientes.

Compartilhe conteúdos ricos e relevantes

Para conseguir leads, é preciso atrair a persona com um bom conteúdo, de maneira a nutri-la com publicações relevantes e, finalmente, prepará-la para fechar negócio.

Há diversos conteúdos interessantes que você pode produzir e publicar nas redes sociais. E o melhor, em diversos formatos.

Mas, é fundamental que o conteúdo seja original e com linguagem acessível para sua persona.

Veja algumas dicas na hora de criar:

  • faça posts educativos, de maneira que ajude e acrescente conhecimento à persona de alguma forma. Por exemplo: “Dicas na hora de escolher um plano de saúde”;
  • faça vídeos curtos: eles são mais interativos e chamam a atenção dos usuários;
  • una a imagem e a informação com os infográficos, pois isso é didático para o leitor;
  • mantenha a linguagem acessível para sua persona;
  • faça entrevistas com profissionais dos seus serviços oferecidos.

Crie anúncios

Você já deve ter visto aqueles anúncios que aparecem em meio a publicações de seus amigos, divulgando algum produto ou serviço. Esses são anúncios pagos das redes sociais.

O Facebook Ads, Instagram Ads e Linkedin Ads são algumas das ferramentas para criação desse tipo de campanha. Eles possuem funcionalidades semelhantes, oferecendo uma grande variedade de formatos de anúncios, conforme os seus objetivos.

Essas formas de mídias pagas são extremamente eficientes, já que tem opções de segmentação — o que possibilita que o anúncio chegue aos usuários certos, gerando mais conversões.

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