Gripe x Alergia: Espirros, nariz congestionado, garganta coçando, dor de cabeça… A primeira coisa que você pensa é: “Estou gripado!”, certo? Não necessariamente!

– Pode ser também um processo alérgico sazonal.Se você tem rinite alérgica, sabe que em determinadas épocas do ano as crises podem piorar muito, por exemplo na primavera e no outono, mas é preciso ficar atento pois o período de pico da gripe sazonal também pode coincidir com estas estações. Alguns dos sintomas, como coriza e tosse, são comuns tanto em alergias quanto na gripe e é importante saber a diferença para que você possa buscar o tratamento adequado.

Processo alérgico

Uma reação alérgica ocorre quando o sistema imunológico erra e considera substâncias inofensivas, como o pólen, um intruso. O sistema imunológico então entra em ação, criando auxiliares químicos para responder e são eles que causam os sintomas de alergias. Enquanto o pólen está no ar, as pessoas que são alérgicas a ele, muitas vezes, espirram ou têm o nariz escorrendo e congestionado. Elas também podem sentir coceira nos olhos, nariz, garganta e boca. Estes mesmo sintomas podem ocorrer para qualquer outro alérgeno, lembrando que a febre não é um sintoma comum em processo desse tipo.

Gripe

A gripe é causada por um vírus que se espalha principalmente por gotículas de saliva quando as pessoas tossem, espirram ou falam. A gripe geralmente vem de repente, ela pode ser leve ou muito grave. As pessoas com a gripe podem ter febre, tosse, garganta inflamada, dores no corpo, nariz escorrendo ou entupido, dores de cabeça e cansaço extremo.

As complicações podem incluir infecções de ouvido, sinusite, bronquite e pneumonia. A gripe costuma durar entre poucos dias e duas semanas. Lembre-se, a única e melhor maneira de prevenir a gripe é procurar lavar as mãos e tomar a vacina anual. Se você acha que está com gripe, entre em contato com seu médico.

Fique atento aos sintomas e lembre-se de cuidar da sua saúde contando sempre com a ajuda da Qualitek!

Quer ser notificado assim que novos artigos forem postados? Clique aqui e assine nosso boletim e fique informado!

 

 

Share This