A maioria dos homens não gostam muito de ir ao médico. Mas já está chegando Movember e ele é uma ótima oportunidade para os corretores e homens em geral aderirem a uma importante causa: cuidar da sua própria saúde!

Você já tinha ouvido falar em Movember? Ficou curioso para conhecer essa campanha? Continue lendo e descubra como poderá, de um modo divertido, envolver-se com ela!

O que é Movember?

Movember nasceu da junção de dois termos de língua inglesa, Moustache (bigode) e November (Novembro). O foco da campanha é “mudar a cara da saúde masculina” propondo que os homens deixem, durante o mês de novembro, o seu bigode crescer.

A partir dessa atitude, o objetivo é promover ações para aumentar a taxa de detecção precoce do câncer de próstata, ampliar as chances de sucesso no tratamento e diminuir os índices de mortalidade da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer prostático é o 2º tipo mais comum (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e cerca de 3/4 dos casos ocorrem a partir dos 65 anos.

Porém, isso não significa que o cuidado deva ser apenas para os mais velhos. É preciso fazer exames de próstata anuais, pois os tumores podem crescer e se espalhar rapidamente e levar à morte.

Como Movember foi criada?

A Movember surgiu no início dos anos 2000 com um grupo de amigos na Austrália. A ideia veio de uma brincadeira, quando eles discutiam como moda e estilo costumam ser cíclicos e se perguntaram porquê o bigode ainda não havia feito seu retorno. E decidiram, durante um mês, cuidar e exibir seus moustaches com orgulho.

Depois de algum tempo — e com a grande adesão por parte de outros homens — eles se perguntaram se poderiam usar essa inocente brincadeira para algo importante. Então, escolheram o mês de novembro como referência para mudar os padrões e o modo como os homens cuidam da saúde.

Agora o movimento ganhou o mundo, um grupo crescente de Mo Bros (Irmãos do Bigode), com instituições e parceiros em prol da saúde masculina e da prevenção do câncer de próstata.

Qual a relação entre Movember e Novembro Azul?

O Novembro Azul é uma campanha com o mesmo objetivo do Movember, só que, ao invés de focar no bigode como ponto focal, a ideia é aproveitar as campanhas nos meses vizinhos: o Outubro Rosa (Câncer de Mama) e o Dezembro Vermelho (AIDS).

Com a internet, as ações do Movember acabaram conquistando os brasileiros. Muitos já começaram a aderir ao bigode como uma forma leve e bem humorada para tratar de um assunto sério.

Nas redes sociais, já se aplica a hashtag específica #movember na hora de promover a causa e, inclusive, muitas mulheres aproveitam para colocar um bigode falso e ajudar os homens a perceberem a importância de se cuidar, de prevenir e de diagnosticar precocemente o câncer prostático.

E, para avaliação de diagnóstico do câncer de próstata é preciso o toque retal e o exame de sangue para análise do PSA, uma proteína produzida na próstata. Esses exames são complementares e um não exclui a necessidade do outro.

Portanto, agora que você já conhece o Movember, não deixe de promovê-lo, cuidando de si mesmo e ajudando aos amigos, familiares, parceiros e clientes a reconhecerem a importância do exame anual de próstata.

Para ficar por dentro de outras novidades e informações para a sua saúde e também para o desenvolvimento profissional do corretor de seguros, curta a nossa página no Facebook.

Share This