Apesar de um cenário de crise ainda persistente no Brasil, 2017 pôde ser considerado um ano bom para as operadoras de planos de saúde.

O panorama otimista vem de um levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com os dados, no ano passado o setor teve um faturamento de R$ 161,38 bilhões — um aumento de 12,67% em relação a 2015. Já os lucros chegaram a R$ 6,2 bilhões, o que representa 70,6% a mais do que no ano anterior.

Essa melhora ainda pode não ser motivo de comemoração, mas já apresenta novas oportunidades para os corretores de seguro. E para aproveitar melhor este momento, selecionamos para você cinco dicas de boas práticas para serem adotadas. Confira!

1. Conheça muito bem o seu público

Cada pessoa ou empresa tem uma necessidade diferente.

Por isso, é importante que antes de oferecer um produto para o seu cliente, você estude bem qual o seu perfil: como ele vive, o que gosta de fazer e do que ele mais precisa.

2. Elabore planos com o perfil do seu cliente

Conhecendo bem o perfil dos seus clientes, você saberá que não adianta nada oferecer a eles todas as opções de seguros disponibilizadas pela corretora.

É preciso conhecer muito bem o seu produto e analisar qual plano atenderá melhor às expectativas do consumidor em relação aos benefícios e também aos custos do serviço. Vale até montar um pacote personalizado!

3. Fique antenado com as tendências do mercado

Para se diferenciar dos seus concorrentes, é preciso estar sempre ligado no que eles estão fazendo e, principalmente, no que não estão fazendo. Assim, você passará a oferecer aos seus clientes uma demanda que ainda não estava sendo atendida.

Outra postura importante para o corretor de seguros é buscar constantemente novos conhecimentos para criar soluções inovadoras.

Além disso, é fundamental acompanhar de perto as tendências do mercado e se antecipar ao seu concorrente na hora de oferecer um produto e/ou serviço novo.

Invista em Marketing de Relacionamento

Muito mais do que uma venda, ao fechar um plano para um cliente você está estabelecendo com ele um relacionamento que deve ser duradouro e de confiança, a fim de gerar novas vendas no futuro.

Afinal, quem é bem atendido sempre volta, não é mesmo? Sem contar que você ainda poderá ser indicado para outros possíveis compradores.

Em um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores bastante exigentes, essa postura é essencial para que você e sua empresa se destaquem e consigam conquistar o cliente.

Construa o seu próprio networking 

Todo mundo conhece alguém que precisa de um seguro ou plano de saúde e todos nós em algum momento poderemos buscar esses serviços.

Por isso, é muito importante que, desde o início da carreira, o corretor vá construindo uma rede de contatos de pessoas que poderão um dia se tornar clientes.

Com essas dicas, quem trabalha com planos de saúde certamente poderá aproveitar bem melhor as oportunidades que surgirão após a crise econômica. Para saber mais e acompanhar todas as novidades do setor, siga-nos nas nossas redes sociais: FacebookInstagram e LinkedIn. E sucesso!

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