Muitas empresas investem altos valores para conquistar novos clientes. Isso faz com que muitos dos esforços sejam voltados para esse fim, deixando de lado a fidelização dos clientes que já existem.

Mas você sabia que atrair novos clientes pode custar cinco vezes mais do que fidelizar os atuais? Esse é um dado importante, que mostra que o direcionamento pode estar sendo feito de maneira errada, gerando perda de vendas.

Especialmente em empresas que oferecem serviços de longa duração, como planos de saúde, seguros e previdência privada, a construção de um relacionamento sólido é mais importante ainda.

Para ajudar você a entender a importância da fidelização de clientes e como isso pode ser feito, listamos algumas dicas práticas e funcionais que vão auxiliá-lo nessas ações.

Redução do custo para aquisição de clientes

Já afirmamos que o custo para a aquisição de novos clientes pode ser cinco vezes maior do que para a manutenção dos atuais. Mas como isso funciona na prática?

A principal explicação está relacionada com despertar o interesse, que é um dos passos mais difíceis na hora de atrair novos consumidores. Com seu cliente atual, essa missão já foi cumprida, pois ele já realizou a compra do seu produto ou serviço.

Dessa forma, um contato por telefone, por e-mail ou mesmo presencial pode ser uma maneira simples de conseguir a renovação de planos ou a venda de novos serviços.

Se compararmos com o investimento feito em campanhas e demais ações de marketing voltadas à aquisição de novos clientes, fica fácil ver que os valores empregados são bem menores.

Maiores possibilidades de indicações

Normalmente, quando alguma pessoa conhecida nos indica determinada empresa, temos uma tendência maior de prestar atenção ao que ela tem a dizer. A chamada prova social é importante para a nossa tomada de decisões.

Ao fidelizar o seu cliente, você sabe que ele está satisfeito, e por isso escolheu você. Naturalmente a possibilidade de ele indicar os serviços da sua empresa a outras pessoas torna-se maior. Isso gera um marketing gratuito e bastante poderoso para conseguir mais vendas.

Mais proximidade na relação

Muito além de obter o melhor custo-benefício, o cliente também busca uma ótima experiência. Então, ao focar no seu cliente atual, você consegue ter mais tempo para se aproximar dele, realizar um atendimento personalizado com base nas necessidades que ele apresenta e deixá-lo satisfeito.

Esse cuidado mostra que você de fato se importa. O cliente percebe que você não o vê simplesmente como mais um número, e sim como alguém que tem um significado muito grande para a sua empresa.

Aumento do poder de interação

Interagir com o seu público é uma poderosa forma de fidelização de clientes. E o mais importante: isso pode ser feito de maneira formal ou informal.

Muitas vezes, o cliente necessita ser ouvido e busca canais para isso. Assim, implantar uma ouvidoria é uma ótima maneira de escutar o que ele tem a dizer, gerenciar problemas de forma mais funcional e apresentar mais rapidamente as soluções necessárias.

Em um âmbito informal, realizar ações promocionais — como o sorteio de brindes — é uma forma leve e bastante atraente de interação. Afinal, quem não gosta de ganhar um bom presente?

Agora que você já sabe sobre a importância da fidelização de clientes, confira 5 boas práticas para ajudá-lo a ampliar suas vendas!

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