A comunicação tem avançado drasticamente nos últimos anos com o advento da tecnologia. Hoje, ninguém mais precisa esperar para ter uma resposta. Com isso, também está mudando a forma de relacionamento com clientes.

Esperar horas, e às vezes dias, para enviar uma resposta por e-mail pode ser a diferença entre manter um cliente ou perdê-lo para outro corretor. Por isso, o WhatsApp está ganhando cada vez mais espaço no universo da corretagem.

Entretanto, nem tudo são flores. Relacionamentos com clientes por meio desse aplicativo, caso não sejam permeados pelo bom senso, podem ser prejudiciais.

Para ajudar você a entender como utilizar corretamente o WhatsApp no seu trabalho, montamos este post. Continue a leitura!

Por que usar o WhatsApp no relacionamento com clientes?

Hoje, o aplicativo é um dos principais meios de comunicação entre as pessoas. Quantos amigos e familiares não pediram o seu número de celular, mas na verdade nunca ligaram para você e sempre se comunicam pelo WhatsApp?

A praticidade de enviar uma mensagem e ser respondido na hora é tentadora para a maioria das pessoas. Por isso, o WhatsApp possui, atualmente, mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo.

É imprescindível, para quem deseja manter um bom relacionamento com clientes, o uso dessa ferramenta. Como o cliente sabe que está falando diretamente com o corretor, a relação se torna muito mais próxima e pessoal.

Quais os usos e oportunidades que a ferramenta proporciona?

Com esse tipo de interação mais próxima e instantânea, você pode otimizar o relacionamento com seus clientes e aproveitar algumas boas oportunidades para gerar leads.

Por exemplo, você pode usar a ferramenta para mandar mensagens de agradecimento, enviar promoções, esclarecer dúvidas e, dessa forma, fidelizar o seu cliente.

Também, é um lugar para manter o cliente atualizado sobre mudanças de planos, legislações e outras questões importantes que ele não acharia com facilidade. Essa é uma boa estratégia de marketing que pode atrair novos negócios.

Quais os riscos de usar o WhatsApp?

Há algum tempo, o serviço sofreu com algumas questões levantadas pelos usuários e pelo mercado. Com o aumento de ataques hackers a plataformas on-line, as pessoas começaram a ficar preocupadas com a segurança do WhatsApp para troca de informações.

Hoje, a ferramenta mudou sua política e avisou aos usuários que toda informação enviada é criptografada. No entanto, para entender a criptografia empregada pelo WhatsApp é necessário conhecimento técnico.

Ou seja, as pessoas continuam desconfiando da ferramenta e achando-a pouco segura. Por isso, o melhor é não usá-la para troca de arquivos ou informações importantes — isso pode fazer com o cliente perca a confiança em você.

Outro ponto que precisa ser mencionado é que, se você trabalha de forma autônoma, o seu WhatsApp pessoal não estará ligado ao sistema de atendimento ao cliente da corretora parceira. Isso pode ser um transtorno, caso ele precise resolver algum problema mais grave.

Opte por usar a ferramenta como um primeiro contato e uma ponte para o SAC oficial da corretora.

Além disso, o WhatsApp está sendo muito mais rigoroso em termos de uso da plataforma. Pessoas que enviam muita propaganda, fazem spam ou trocam conteúdo ilegal podem ser expulsas da ferramenta.

Há ainda os problemas técnicos. Nos últimos tempos, a ferramenta apresentou instabilidade e ainda ficou fora do ar no Brasil por motivos legais.

O WhatsApp é um ótimo recurso para ter mais aproximação no relacionamento com clientes, mas deve ser usado com moderação. Se você achou este post útil, que tal compartilhar essas informações com seus colegas corretores nas redes sociais?

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